Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Então é Natal...

E, como de costume, faço uma reflexão. Aquelas das minhas reflexões feias para alguns, porque reflito sobre o quão feia é a sociedade em que vivemos.

Mas, desta vez, trago uma frase que alguém me disse, e que jamais esqueci:

"Todos se preocupam em deixar um mundo melhor para as nossas crianças, mas poucos se preocupam em deixar crianças melhores para o nosso mundo."

E pensando nisso, lembro de situações que presenciei, como uma mãe com uma criança de uns 3 anos andando na rua e de repente os dois param, se olham e a criança joga no chão (bem entre eles) uma caixinha de Todinho vazia e pisa em cima para amassá-la, e ambos continuam como se nada tivesse acontecido, deixando a caixinha para trás... A sua marca no mundo - porque todos deixam sua marca no mundo. Lembro também das vezes em que presenciei crianças fazendo birra, não querendo comer, ou qualquer coisa do tipo, e os pais não tomando nenhuma atitude quanto a isso, incutindo nos filhos a ideia de que podem fazer o que quiserem e quando o quiserem. Ainda, aquelas vezes em que percebo que é necessário que um fiscal de trânsito, muitas vezes, faça sinal para os carros pararem em uma faixa de pedestres para um idoso passar... FAIXA DE PEDESTRES... IDOSO... Como os motoristas não percebem a lei, o dever, e simplesmente olvidam as regras de respeito no trânsito? Pais que fazem isso ensinam seus filhos a não se preocuparem com  a vida alheia, a serem egoístas.

E aí eu penso... Se mesmo para quem foi criado dentro de uma educação com princípios, é difícil, muitas vezes, enxergar o sentimento dos outros e pensar primeiro nos outros e depois em si mesmo, como será com essas crianças que sequer são ensinadas a fazer isso?

E é então que eu temo o futuro e penso, de que serve o Natal? Apenas para dar presentes às crianças? Sim, porque é isso que muitos pais ensinam aos seus filhos.

Manoela Brum

Um comentário:

  1. As festas de fim de ano são o momento em que renovamos nosso tácito pacto de hipocrisia coletiva.
    GK

    ResponderExcluir