Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Vem-me à mente que hoje é dia internacional da mulher.
Vem-me à mente também, o motivo pelo qual hoje é o dia internacional da mulher: Movimentos feministas por melhores condições de trabalho, direito ao voto, etc, enfim, direitos humanos.
É lamentável pensar que o sexo feminino teve de lutar por direitos humanos, sendo que na antiguidade culturas muito desenvolvidas já consideravam suas mulheres como iguais ou mais importantes que os homens.
Mais lamentável ainda, é ver que ainda atualmente há povos, em cujas culturas a mulher ainda é considerada um ser abaixo dos homens. Um exemplo disso é a cultura africana, onde a mulher deve andar sempre atrás do homem na rua, carregando todas as sacolas e filhos, e se alguém for ajudá-la estará ofendendo o marido; outro exemplo ainda, é o caso que virou notícia no mundo, em 2010, do Irã, quando uma mulher que foi acusada de manter relações extraconjugais com o assassino de seu marido, seria apedrejada até a morte, num ato de extrema barbarie em enterrando-a até o pescoço, de formas que sua cabeça ficasse a mercê do apedrejamento até a morte.

Ver "Carta não enviada ao presidente do Irã", em relação à mulher que seria apedrejada:

http://manoelabrum.blogspot.com/2010/10/carta-nao-enviada-ao-presidente-do-ira.html

Ou seja, para que serve haver uma celebração internacional em homenagem à mulher enquanto ainda há práticas onde o respeito humano à mulher se torna nulo? Isso não se encaixa na citação: "Povo que me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim."?
Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher tem unicamente um caráter festivo e comercial. E hipócrita, claro.

Manoela Brum

3 comentários:

  1. O nosso pacto de hipocrisia coletiva não pode, ao que parece, abrir mão de seus festivos protocolos, não é mesmo?
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoela.. Parabens pela opinião polêmica, recentemente publiquei uma crítica ao pejorativo dia da mulher dessa nossa sociedade hipócrita e fui apedrejada.. No entanto, me chamou a atenção do seu post a maneira pejorativa que vc se referiu ao continente Africa como cultura geral,como via de regra.. Aprofondo-me bastante em antropologia visual e o continente africano possui o maoir numero de tribos, ou seja, "sociedades", onde as mulheres "comandam". Uma das mais famosas, as crianças mulheres com 12 anos de idade já tem sua própria casa construida, e são responsáveis pelos demais menores. Os homens, dessa tribo, tem como unica funçaõ buscar alimentos..

      Excluir
  2. Que bom. Sinto-me feliz pelo fato de que a informação que passei no post sobre a cultura africana, não faz parte da cultura do continente inteiro.

    ResponderExcluir